domingo, 8 de maio de 2011

iPad "brasileiro" promete ser 30% mais barato


O que encaresse qualquer produto aqui no Brasil são os impostos. No caso do IPad, o mais barato nos EUA pode ser encontrado por U$ 500, mas o mesmo produto é vendido aqui por em média R$ 1400.

Para vocês entenderem melhor vou explicar cada tipo de imposto que incide sobre um tablet da Apple comercializado em uma loja de forma lícita. Segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), pagamos: IPI (15%), Imposto de Importação (12%), ICMS (12%) e PIS/COFINS (9,25%).

Até o final deste ano, o iPad poderá ser produzido no Brasil, é já que não vamos precisar exporta-lo preço dele será reduzido em 30%. De acordo com Ivair Rodrigues, consultor da IT Data, aqui ele será classificado como computador e custará cerca R$ 980,00.

Mas, como em nosso país impera um governo corrupto a fim de ganhar mais dinheiro no mole, uma reportagem da Folha.com, já revelou uma possível dificuldade imposta pelo governo para igualar os tablets como computadores. A desculpa deslavada se sustenta pela (falta de teclado físico).

Rodrigues acredita que o iPad fique ainda mais barato no futuro: “Esse produto ainda possui um espaço grande para mais quedas de preço. Desde o ano passado já caiu cerca de 10%.” O valor dos tablets até 2015 podem chegar a 263 dólares, o que induz a redução de valores também aqui no Brasil.